O mais novo (nem tão novo) golpe contra os aposentados, o CDC no lugar do consignado e como evitar isso!

      





  Aposentados do país, cuidado! O "golpe" funciona assim: desesperado, sabendo que, muito provavelmente você já não tem mais margem no ISS para empréstimos, você resolve contar com a sorte e adentra uma agência bancária (ou um correspondente) e vai a até algum funcionário predatório dando sopa ali. Ou melhor: vendendo-a!

     Sentindo o cheiro da presa em sua direção, o funcionário se aproxima e dá o bote: "Bom dia, senhor... Vamos fazer um consignado para melhorar o seu dia?". O cara é quase um pastor. Na verdade, está mais para lobo. Ele segue após a presa revelar que "Acho que eu não tenho margem, meu filho.", "Que tal darmos uma olhada? Não me custa nada". Para ele, até que pode ser, mas para o aposentado vai custar muito.

    Pela "coleira", o funcionário guia o desavisado cidadão até a frente de um monitor de computador. Sentados como bons amigos que não o são, eles conversam sobre as dificuldades da vida para quem precisa de dinheiro mais do que o dinheiro que recebe no fim do mês. 

     Na cabeça do monstro, o golpe está bem desenhado: como a vítima está com todo o limite, que a lei permite, comprometido, 40%, depois que Jair Bolsonaro elevou, ainda mais, a boquinha aberta por Lula/Dilma, haverá 60% recebidos pela presa ali sentada. E é aqui que o golpe final é desferido: "Olha só, o senhor tem uma margenzinha. Quer que eu veja quanto pode pegar conosco?". "Eu nem sabia que ainda tinha margem. Pode, sim, meu filho. Que bom". "Só um momento... Aqui está: o senhor poderá pegar R$ X mil e pagar em suaves parcelas. Quer que eu veja em até quantas?". "Sim.". "Ok. O senhor poderá pagar em até 72 vezes. Mas se quiser, podemos mexer nisso, tanto para mais como para menos." . "Pode deixar assim". "Ótimo. Vou terminar de imprimir o contrato para o senhor assinar. O dinheiro deverá cair na sua conta até o fim do dia. Tudo bem?". "Está ótimo."

     Entendeu? Se você comprometeu 40%, é porque ainda tem 60% da renda. Ou seja: o governo ajudou a reduzir a capacidade financeira do aposentado praticamente pela metade. E como evitar cair no golpe? Não é fácil, porque, geralmente, os aposentados tendem a ir desacompanhados, e uma força jovem poderia ajudar a indagar ao funcionário predador: "Um momento! Você pode nos dizer se estamos assinando um empréstimo consignado junto ao INSS ou é ao banco, o chamado CDC ou algo parecido? Também queremos a taxa de juros e o CET (Custo Efetivo Total). Pra finalizar: quais as tarifas embutidas, capitalização do IOF, seguro não contratado e taxa de contribuição mensal para alguma associação obscura de vocês?". Por aí!

     Fique atento, um CDC tem uma taxa de juros bem maior do que a do consignado do INSS. Agora, caso caia na armadilha e descubra, apele para a Justiça. No entanto, dependendo de quem você seja, o valor da indenização será humilhante, pois você esperará anos para receber R$3 mil e "ouvir", do juiz" que mais do que isso configura enriquecimento indevido. Sim, é ofensivo. 


Comentários